Câmeras de vigilância garantem tranquilidade nas residências

Viver em grandes cidades exige uma série de cuidados para garantir conforto, tranquilidade e segurança da família. Segundo o relatório Global Law and Order 2015, os brasileiros se sentem tão inseguros quanto à população do Afeganistão. Na pesquisa, os dois países receberam a mesma avaliação, com 52 pontos em um ranking de sensação de segurança que vai de zero a 100, e ficaram entre os 15 piores do mundo. O país indicado como mais inseguro foi a Libéria. O estudo contabilizou 142 mil entrevistas com moradores de 141 países diferentes.

Lar doce lar

Uma das maneiras procuradas para combater a sensação de insegurança e assegurar o bem‑estar das pessoas próximas é a instalação de câmeras de vigilância pela residência.

O sistema de monitoramento possibilita que a casa seja vigiada 24 horas por dia, e suas imagens sejam gravadas para coibir a aproximação de vândalos e assaltantes.

Com a instalação de equipamentos em pontos estratégicos, todos os ambientes passam a ser vigiados com uma ampla visão, inclusive nos locais isolados e sem grande circulação de pessoas. Em casos de invasão ou demais problemas, as gravações contribuem também com a identificação das pessoas.

O sigilo e a privacidade são garantidos, pois para acessar as câmeras em tempo real ou as gravações é preciso ter uma senha, o que apenas os próprios moradores possuem.

Valores do investimento

A qualidade de imagem, dentre outras características (como alcance e tecnologias wi-fi e infravermelho), influenciam nos valores do equipamento. No entanto, com um investimento baixo, já é possível monitorar um imóvel sem intervalos, com acesso direto às imagens em tempo real por meio smartphones, tablets ou computadores. Além do baixo custo de instalação, a manutenção também é bastante acessível.

O custo-benefício de um sistema de monitoramento é altíssimo, considerando que a família tem o conforto de viver sem medo e a certeza de que está segura.